FAQ

Perguntas frequentes sobre o Claro CPF Protegido
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O que é o CPF PROTEGIDO?

"CLARO CPF PROTEGIDO" é o serviço de consulta de informações e monitoramento de CPF que envia alertas através de SMS para seu celular CLARO ou e-mail (ao cadastrá-lo no site) quando:
• Ocorrer uma alteração no status de seu CPF;
• Uma empresa consultar seu nome;
• Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome;
Além de poder acessar as informações do seu CPF, através do relatório disponibilizado na página www.clarocpfprotegido.com.br o Claro CPF Protegido possui um programa de educação financeira, onde através de 2 SMS semanais com dicas de experts em economia e segurança, iremos auxiliá-los na gestão do orçamento familiar e em condutas de proteção do seu CPF contra fraudes e descuidos do dia a dia.

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Como funciona o “CLARO CPF PROTEGIDO”?

Assinando o produto, através da sua conta CLARO (pré ou pós-paga), você ingressa automaticamente no programa de Educação Financeira, com dicas por SMS toda terça e quinta-feira.

Após a confirmação da assinatura, você receberá um SMS em seu Celular CLARO solicitando o envio do seu CPF para iniciarmos o seu cadastro, para poder acessar o relatório e iniciar o monitoramento do seu CPF .

O cadastro é a confirmação do seu CPF, nome completo e data de Nascimento e, será feito em formato de QUIZZ , com perguntas de múltipla escolha.

Devidamente cadastrado, você recebe um link por SMS e e-mail (quando tiver feito o cadastro pelo site) , que lê dará acesso ao relatório.

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Como faço para contratar o serviço CLARO CPF PROTEGIDO?

Esse serviço é exclusivo para clientes CLARO BRASIL.

 

 

Para ativar o CLARO CPF PROTEGIDO através da WEB:

 

1. Acessar o site www.clarocpfprotegido.com.br escolher o tipo de proteção que deseja e clicar em “Ative Agora”.

 

2. Em seguida deverá confirmar o seu número de celular CLARO, através de um código SMS que será enviado para seu número CLARO.

 

3. Confirmado o código, você será direcionado para uma tela de cadastro, onde deve preencher os dados obrigatórios (celular Claro, Nome Completo, Data de Nascimento, CPF e email).

 

4. Após preencher os dados cadastrais, selecione a periodicidade em que deseja ativar a proteção: renovação semanal ou mensal, após selecionado, clique em "Continuar".

 

5. Parabéns! Você ativou o serviço e o seu CPF está, a partir de agora, protegido.


 

Para ativar o CLARO CPF PROTEGIDO através de SMS:

 

1. Você pode ativar o serviço enviando uma palavra-chave correspondente ao plano desejado, ou enviar o comando "5" para conhecer os planos disponíveis.

 

 

Plano Comandos Preço
Básico Semanal BASICO R$1,99/semana
Intermediário Semanal INTER R$2,99/semana
Avançado Semanal AVANCADO R$4,99/semana
Básico Mensal BASICOMENSAL R$7,90/mês
Intermediário Mensal INTERMENSAL R$12,90/mês
Avançado Mensal AVANCADOMENSAL R$19,90/mês

 

 

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Quais informações eu posso encontrar no relatório do meu CPF?

Você poderá visualizar os detalhes das anotações negativas como:
• Pendências financeiras
• Cheques sem fundos
• Protestos
• Ações Judiciais
• Participação em falência
• Dívidas vencidas

Você saberá ainda:
• Empresas que estão em seu nome
• Telefones e Endereços em seu nome que constam na lista pública de telefonia
• Histórico de aviso de consulta
• Empresas que poderão negativar seu nome
• Negativações já regularizadas e evitadas
• Documentos perdidos/ roubados

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O que é o Programa de Educação Financeira?

Conteúdo enviado 2 vezes por semana por SMS ou e-mail, com dicas e melhores práticas para auxiliar na vida financeira e prevenção de fraudes do CPF.

Essas informações tem como principal objetivo ajuda-lo com a gestão do orçamento familiar.

O recebimento do conteúdo por SMS não pode ser cancelado, porém o recebimento por e-mail é opcional e você pode ativá-lo ou desativá-lo na página Educação financeira do site (área de clientes) ou na página "Meu Plano".

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Como faço para acessar o relatório do meu CPF?

Acesse o site: www.clarocpfprotegido.com.br, na página principal digite o Login (número do seu celular CLARO) e seu token inicial de 06  caracteres que será enviada para o seu celular via SMS. (se o token não chegar em um prazo máximo de 10 minutos, clique no botão reenviar SMS  e um novo token será enviado).

Após o primeiro acesso você deverá trocar o token por uma senha pessoal e intransferível.

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Esqueci minha senha. Como faço para recuperá-la?

Acesse o site: www.clarocpfprotegido.com.br, na página principal, clique no botão “Entrar”, digite o seu número Claro  e clique no link “esqueceu sua senha”

Uma nova senha temporária de 06  caracteres será enviada para o seu celular via SMS.

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Eu posso acessar o relatório do meu CPF sempre que eu quiser?

Sim, basta você estar em dia com a sua assinatura e poderá visualizar o último relatório do seu CPF no momento  que desejar. Para isso basta acessar o site  www.clarocpfprotegido.com.br e digitar o número do seu celular Claro  e a sua senha pessoal.

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O que significa cada tipo de anotação negativa que constam em meu nome?

Pendências Financeiras: São contas não pagas enviadas pelo credor. Antes de ocorrer a negativação devido a esta ocorrência, você será comunicado antecipadamente por carta, via correio, na qual será identificada a instituição ou empresa onde foi gerada a dívida. Com o aviso da carta você terá um prazo para regularizar a dívida evitando assim que a negativação ocorra efetivamente.
 

Cheque sem fundos: Se você emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo Banco, esta ocorrência passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central. Este dado será às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria dos casos por meio de vendas a prazo.

 

Protesto: Se, por qualquer motivo, você deixar de pagar uma dívida assumida, a empresa poderá protestar o título em cartório. Este fato será comunicado e disponibilizado às empresas e instituições que concedem crédito.

 

Ação Judicial: Se você for réu em uma ação distribuída que se refere à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a falência de uma empresa na qual você tenha participação societária, a informação será repassada pelo Fórum e disponibilizada às empresas e instituições que concedem crédito.

 

Participação em falência: Se você tem participação em uma empresa e a mesma decreta falência, é emitida uma anotação em seu CPF. Falência é um processo de execução coletiva em que todos os bens do falido (empresa comercial decretada sem condições de pagar suas dívidas) são arrecadados para uma venda judicial forçada com a distribuição proporcional entre os credores/fornecedores/funcionários/impostos.

 

Dívida Vencida: É a anotação de dívidas vencidas e não pagas provenientes de instituição financeira ou empresas em geral que concedem crédito ou vendem a prazo.

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O que é o alerta quando alguém consulta meu nome?

Sempre que alguém consultar seu CPF, nós enviaremos um SMS com o alerta da consulta.

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Consultaram meu CPF e recebi um alerta da consulta. Isso significa que fui vítima de fraude?

Não. Existem diversos motivos pelos quais algumas empresas efetuam consultas ao seu CPF de forma legal.
Veja alguns motivos em que o seu CPF pode estar sendo consultado de forma legal:
• Você está fazendo uma renovação de seguro de casa, carro, vida etc. A empresa seguradora pode verificar qual é a sua situação financeira;
• Empresas que estão lhe fornecendo crédito e desejam saber qual a situação do seu CPF;
 Empresas que estão lhe vendendo produtos de forma parcelada ou com pagamento de cheques e desejam saber seu histórico de pagamento;
 Empresas que veem você como um possível futuro cliente (prospect) para determinados produtos ou serviços.
Caso você desconheça alguma ação como as exemplificadas acima, que justifique uma consulta a seu CPF, entre em contato com a empresa que consultou seu CPF e solicite informações sobre o motivo desta consulta. Com uma simples consulta na internet você encontra o telefone de contato, endereço e ramo de atividade da empresa.
Isso não significa que a empresa que está consultando o seu CPF está tentando utilizá-lo de forma indevida.
Lembrando que detalhes sobre o motivo destas consultas são de conhecimento da própria empresa que efetuou estas consultas

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Recebi um SMS informando que uma empresa está prestes a me negativar, o que significa?

É o aviso de que o seu nome poderá entrar para o cadastro de inadimplentes, caso a pendência não seja regularizada no prazo estipulado. Quando as empresas cadastram alguma pendência financeira, você será avisado por carta e terá um prazo para regularizar. No caso da não regularização, a empresa não dará baixa e a pendência ficará registrada e disponível para consultas do mercado. Quando a pendência é regularizada no prazo e a empresa dá a baixa, o CPF não entra para o cadastro de inadimplentes.

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Recebi um SMS informando que eu regularizei uma dívida e por isso não fui negativado, o que significa?

São as pendências que foram regularizadas no prazo e evitaram que seu nome ficasse inadimplente.

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O que é o bloco de informações “Meus documentos perdidos/roubados que registrei"?

Todos os documentos perdidos, ou roubados, que você registrou são apresentados no seu relatório. Caso o seu CPF seja utilizado para alguma transação comercial, e seu nome for consultado, as instituições são avisadas desta ocorrência.

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Como faço para cadastrar meus documentos perdidos/roubados?

Para evitar fraudes envolvendo o seu nome e os seus documentos. Você registra gratuitamente e avisa o mercado para você.

O cadastro pode ser feito pela internet.

Em caso de perda ou roubo de cópias autenticadas de documentos, você também pode registrar.

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Consta no meu relatório uma anotação de cheque sem fundos. O que devo fazer?

Procure a agência bancária que solicitou a inclusão do seu cheque no CCF consultando o banco no qual você tem conta e solicite o número, valor e data do cheque. Regularize o débito com a instituição ou pessoa a qual você emitiu o cheque para recuperá-lo. Retorne à agência bancária que incluiu seu cheque no CCF e siga as suas orientações para concluir a regularização.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de cheques sem fundo você deve procurar o banco no qual você tem conta.

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Consta no meu relatório uma pendência financeira. O que devo fazer?

Procure a empresa que o negativou, regularize o débito e aguarde que a própria empresa fará a baixa da negativação.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de pendência financeira você deve procurar a empresa que incluiu esta pendência. Com uma simples consulta na internet você encontra o telefone de contato, endereço e ramo de atividade da empresa.

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Como faço para regularizar minha situação tendo ações judiciais contra mim?

Procure o fórum distribuidor onde consta a ação para obter o número, o valor e os dados da pessoa ou da empresa que o processou e regularize a situação. Caso já tenha havido acordo entre as partes ou tenha se dado a extinção da ação, solicite uma certidão. Além da certidão, são aceitos o impresso da consulta realizada no site do Tribunal de Justiça ou qualquer outro documento que informe a extinção da ação.

Lembrando que mais detalhes sobre a anotação de ações judiciais você deve procurar fórum onde consta a ação.

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Como resolvo protestos contra mim?

Dirija-se ao cartório que registrou o protesto e solicite uma certidão para obter os dados da instituição que o protestou. Regularize o débito e peça uma carta assinada com firma reconhecida como comprovante de quitação da dívida. Retorne ao cartório onde consta o registro do protesto e solicite o cancelamento, apresentando o comprovante de quitação da dívida. O próprio cartório solicitará a baixa do protesto. Você deve apenas aguardar.

Lembrando que mais detalhes sobre protesto você deve procurar o cartório que fez o registro.

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Como faço para localizar os cartórios?

Você poderá localizar os cartórios acessando o site: http://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html

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Como regularizar pendências financeiras com empresas que fecharam?

Você deve procurar a Junta Comercial da sua cidade e solicitar uma certidão de breve relato, para que se confirme o "encerramento das atividades" da empresa. Depois efetue o depósito referente ao valor da dívida em juízo (por meio de uma ação de consignação em pagamento) de acordo com o art. 890 do código de processo civil. Você deverá solicitar a emissão de um ofício ou mandado para que a pendência do seu cadastro (CPF ou CNPJ) seja excluída. Se for um cheque sem fundos, você poderá também procurar o Banco do Brasil para tentar regularizar a situação .

Lembrando que mais detalhes sobre as empresas que fecharam você deve procurar a Junta Comercial da sua cidade.

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Como faço para regularizar minhas dívidas quando não encontro a empresa para qual eu devo?

Se for um cheque sem fundo: procure orientação de um advogado ou do Juizado Especial Cível, eles analisarão o caso para orientá-lo. Se for uma dívida: você pode depositar o valor em juízo, por meio de uma ação de consignação em pagamento, com o auxílio de um advogado. Se for um protesto: você deve solicitar o cancelamento do protesto, por meio de um ofício judicial ao cartório, e depositar o valor da dívida e dos juros em juízo, para conseguir a quitação da dívida e o cancelamento do protesto.

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Se eu deixar de pagar uma dívida, por quanto tempo ela constará em meu cadastro?

A informação sobre o não pagamento de uma dívida poderá permanecer no banco de dados por até 5 anos contados da data de vencimento, caso não haja regularização da pendência antes desse prazo. Depois desse período, a informação não estará mais no seu relatório. Atenção: isso não significa que a dívida tenha sido resolvida, uma vez que o credor pode continuar a ter o direito de cobrá-la.

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Quanto tempo demora para meu nome sair do cadastro de inadimplentes depois de pagar minha dívida?

Em até 72 horas após a solicitação de baixa pelo credor.

Lembrando que é de responsabilidade do credor solicitar a baixa da dívida. Para solicitações de baixa de dívida procure pelo credor.

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Consta uma pendência irregular em meu nome. O que devo fazer?

A responsabilidade pelo cancelamento de registros é do credor. Se você identificou uma pendência irregular procure pelo credor para solicitar a correção necessária. Para isto você deverá apresentar documentos que comprovem a irregularidade.

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Posso contratar este serviço em nome de um terceiro?

Não. O CLARO CPF PROTEGIDO é um serviço pessoal e não pode ser contratado em nome de um terceiro.

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Qual é o prazo para o registro de uma dívida em meu nome sair do cadastro?

O registro de uma dívida ou pendência financeira fica no banco de dados por cinco anos, de acordo com a Súmula 323 do Superior Tribunal de Justiça. Após cinco anos, a anotação é excluída automaticamente.

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Deixarei de ser monitorado por falta de crédito ou não pagamento da minha conta?

Sim. O CLARO CPF PROTEGIDO é um serviço de assinatura, logo, se na renovação não houver créditos suficientes ou o não pagar sua conta de celular CLARO você deixará de ser monitorado até que recarregue os créditos ou regularize o pagamento da sua fatura.

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Como faço para cancelar o serviço CLARO CPF PROTEGIDO?

Para cancelar o CLARO CPF PROTEGIDO, acesse o site www.clarocpfprotegido.com.br , faça o login e clique em “meu plano” .

Clique no link “Alterar”.

Na página de editar proteção, clique no botão “Cancelar Plano”

Confirme o cancelamento e seu plano será cancelado.